A contratação de um seguro tem como função principal proteger algo que é importante para nossas nós (carro, residência, etc.).
Porém, sempre é preciso estar atento ao contrato para saber até onde vão as garantias oferecidas, e entender quais as atitudes inadequadas que podem levar a anulação das mesmas.
Pensando nisso, elaboramos este post com os principais fatores que podem tornar nulas as garantias da seguradora para com o segurado.
1 - Falta de pagamento das parcelas - Esta é a mais óbvia, mas ainda assim devemos inserir aqui neste texto. Em caso de falta de pagamentos, a seguradora poderá solicitar o cancelamento da apólice. Então, não deixe de pagar seu seguro em dia!
2 - Mentir ou omitir informações na hora de contratar um seguro - Isso acarreta o dimensionamento incorreto do risco por parte da seguradora. Ocorrendo um sinistro, caso fique provado que alguma das informações declaradas pelo segurado na contratação estão em desacordo, o segurado poderá perder a garantia a qual contratou.
3 - Agravar o risco sem comunicação à seguradora - Se o segurado, intencionalmente ou não, agravar o risco para o qual foi contratado o seguro, a garantia poderá ser cancelada. Como exemplo, imagine que você contratou um seguro residencial e declarou que a residência possui sistema de combate a incêndio. No entanto, você deixa de fazer a manutenção anual deste sistema, o qual pode estar não operacional em caso de incêndio. Isto poderia anular sua garantia em caso de sinistro.
4 - Descumprir alguma cláusula do contrato - Todas as cláusulas contratuais são importantes no caso de um contrato de seguro. Então, é importante que você leia toda a sua apólice, bem como o manual do segurado e condições gerais do seguro, que sempre estão disponíveis para os segurados nos portais das seguradoras.
Ainda ficou com alguma dúvida? Comente ou entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em esclarecer!
Comments